Fique atento às regras e como tirar sua PID
Férias se aproximando, e você pensando em alugar um carro e dirigir fora do Brasil?
É uma excelente ideia desde que você esteja atento às regras de vigentes do seu destino e esteja com todos os seus documentos em ordem.
Você ja ouvir falar no PID (Permissão Internacional de Dirigir)?
Acompanhado da sua CNH válida e original esta licença lhe permite legalmente dirigir fora do Brasil além de facilitar a checagem de informações junto às autoridades locais. Esta licença está em vigor desde 1.968 com mais de 100 países signatários da Convenção de Viena, sendo considerado um documento Legal, sempre que o mesmo for apresentado junto à CNH válida e original.
Para emitir sua PID é muito fácil:
Basta entrar no portal oficial do DETRAN ou entrar em contato com sua auto-escola, apresentar sua CNH válida e seu CPF. Entre a emissão e o recebimento do documento dura em média 30 dias e não é de graça.
Como a PID é aceita ao redor do mundo?
NA AMÉRICA DO SUL, ESTADOS UNIDOS E CARIBE: se contentam com a nossa CNH válida e original, mas para conferência de dados a PID apresenta maior agilidade e evita maiores dores de cabeça.
NA EUROPA: apesar da nossa CNH ser aceita pela maioria dos países da Europa, o PID é altamente recomendado pois ela pode sim ser solicitada e exigida por certas locadoras e pelas autoridades locais, e eventualmente a falta deste documento pode gerar numa multa alta, como já ocorrido para quem estava sem a PID dirigindo pelo continente europeu.
NO ORIENTE MÉDIO, AUSTRÁLIA, NOVA ZELANDIA E ÁFRICA: é exigido que se apresente o PID junto com sua CNH para retirar o veículo alugado.
Lembre-se que antes de viajar....
não deixe se consultar sites oficiais ou mesmo o próprio consulado do país de destino para ver quais são as regras para turistas dirigir.
Por isso, se você curte alugar um carro e viajar pelo mundo a fora, ter em mãos seu PID válido e sua CNH original e válida evita maiores dores de cabeça que eventualmente podem aparecer! BOA VIAGEM! ✈️
Comments